Não quero ser uma pessoa descrente do mundo, da justiça, da política, das pessoas. Cada vez mais está difícil saber em quem confiar, mas este desabafo é para duas forças do nosso país; a justiça e a política. A Justiça deveria realmente fazer justiça, pelo que entendemos o significado da palavra. Punir quem comete crimes, independente do cargo que ocupam, função social ou poder aquisitivo. Mas no seio do Poder Judiciário brasileiro e da política há muita corrupção, há muitas relações de poder que fazem a impunidade ser cada vez mais comum.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Em 2010, perdemos Dona Miúda, "A força do Jalapão".
Por
Maria Vanir Ilídio
As artesãs da Região do Jalapão-TO são unânimes em apontar dona Miúda como a pessoa que fez todo mundo melhorar de vida na aldeia, ela deu início a autonomia financeira das mulheres do Jalapão, mas ela se lastima: "Agora me sinto fora de tudo, meu filho. Não consigo ter uma produção boa e com isso sou muito prejudicada. Vivo contra a parede. Todo mundo vem aqui, me abraça, já recebi toda 'posição' pelo trabalho que desempenhei com o capim dourado, mas na minha casa não tem nem unzinho sofá pra sentar. Outro dia, veio uma comitiva de dezesseis carros. Ninguém me avisou antes para que eu pudesse preparar umas peças. Quando chegaram, tinha poucas para vender. Recebi a homenagem, me deixaram um troféu, levaram meu artesanato, pagaram só a metade".
Entrevista a Heitor Reali,
Uma tristeza, Dona Miúda morreu no último 11 de novembro sem o seu "unzinho sofá".
Entrevista a Heitor Reali,
Uma tristeza, Dona Miúda morreu no último 11 de novembro sem o seu "unzinho sofá".
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Frase do Mês (Dezembro de 2010)
Por
Maria Vanir Ilídio
"Não verei vocês até ano que vem. Mas estejam certos de uma coisa: eu disputei eleições em 1989, 1994 e 1998 e perdi. E, a cada vez que perdia, eu não me escondia. Eu voltava para a rua. Depois, ganhei 2002, ganhei 2006. Elegemos a companheira Dilma, que pode fazer um governo melhor do que eu fiz. Se quando eu perdia eu não me escondia, por que vou me esconder agora que eu ganhei?"
Lula, em discurso no Pernambuco.
Em despedida ao maior presidente da nossa história, envie a sua passagem preferida do Presidente Lula para vanirdopt@gmail.com.
As melhores serão postadas aqui, no mês de Janeiro.
sábado, 16 de outubro de 2010
Petistas do Tocantins fazem campanha para Dilma neste fim de semana
Por
Janio Carlos
Os petistas do Tocantins estão mobilizados e unidos na campanha de Dilma Presidente. Após reuniões para traçar metas e estratégias, o Partido dos Trabalhadores inicia neste fim de semana algumas atividades que prometem alavancar o nome da candidata petista no Estado e principalmente, na Capital.
Em Palmas, nesta sexta-feira, 15, às 18h30, houve panfletagem e adesivaço na Feira da Quadra 304 Sul. No sábado, 16, a partir das 8h, os militantes petistas panfletam na Avenida JK e Avenida Tocantins, em Taquaralto, simultaneamente. Ainda no sábado, às 18 horas, outro grupo comandará a atividade na Avenida Palmas Brasil.
Já no domingo, 17, os petistas divulgam o nome de Dilma, a partir das 7 horas, na feiras da Quadra 307 Norte e Aureny I. E às 9h, a atividade continua na feira do Aureny III.
Gurupi
O PT-TO também realiza nesta sexta-feira, 15, às 14h30, no auditório da Câmara Municipal de Gurupi, uma reunião de mobilização da Campanha de Dilma Presidente.
O PT-TO também realiza nesta sexta-feira, 15, às 14h30, no auditório da Câmara Municipal de Gurupi, uma reunião de mobilização da Campanha de Dilma Presidente.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Porque tive apenas 616 votos
Por
Maria Vanir Ilídio
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
Martin Luther King
Porque tive uma campanha pé no Chão;
Porque não comprei voto;
Porque não sou da Elite;
Porque não coliguei com candidatos a deputados federal ficha suja;
Porque não coliguei com candidatos a deputado federal com passado de opressão aos trabalhadores rurais.
Martin Luther King
Porque tive uma campanha pé no Chão;
Porque não comprei voto;
Porque não sou da Elite;
Porque não coliguei com candidatos a deputados federal ficha suja;
Porque não coliguei com candidatos a deputado federal com passado de opressão aos trabalhadores rurais.
sábado, 2 de outubro de 2010
Maria Vanir faz caminhada nas ARNOs 32 e 33
Por
Maria Vanir Ilídio
Na manhã deste sábado (02/10), Maria Vanir encerrou sua campanha visitando o comércio e a comunidade em geral da 305 Norte e 307 Norte. "A expectativa da coordenação de campanha é de uma grande votação nas urnas da Região Norte de Palmas. Ninguém rejeita a candidata, todos recebem ela muito bem, independente de votarem ou não no governador ou presidente da nossa legenda", destaca Leicelane, do núcleo Jovem da Campanha.
"Uma nova liderança está surgindo em Palmas, depois de 2010, ninguém mais olhará para a Vanir como uma das mulheres que cumprem cota na legenda", frisa Janio Carlos, coordenador de imprensa e divulgação.
À tarde, Vanir visitou as famílias que ligaram para o comitê solicitando uma visita da candidata.
"Uma nova liderança está surgindo em Palmas, depois de 2010, ninguém mais olhará para a Vanir como uma das mulheres que cumprem cota na legenda", frisa Janio Carlos, coordenador de imprensa e divulgação.
À tarde, Vanir visitou as famílias que ligaram para o comitê solicitando uma visita da candidata.
Caravana de Maria Vanir participa do comício de encerramento em Taquaralto
Por
Maria Vanir Ilídio
A certeza da vitória levou a militância de todos os candidatos da Força do Povo para a Avenida Tocantins em Taquaralto. A estimativa da polícia militar foi 20 mil pessoas para ver o encerramento da campanha do Governador Carlos Gaguim, dos candidatos a senador Paulo Mourão e Marcelo Miranda, dos candidatos a deputados federais da Força do Povo e dos candidatos a deputados estaduais da Força do Povo II e da coligação Trabalho e Democracia. Foi também o último comício do legítimo palanque da Presidente Dilma Rousseff.
A militância de Maria Vanir esteve presente para comemorar o trabalho realizado ao longo destes três últimos meses. "Além de pedir votos para Maria Vanir, pedimos também para os eleitores que não simpatizavam com a nossa candidata para que renovassem a Assembléia votando em candidatos que não pleiteiam reeleição. Pedimos também para que as pessoas não vendessem seu voto", afirma Evandro Carvalho coordenador de estrutura da campanha.
Veja abaixo as fotos da nossa militância em festa:
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Maria Vanir faz Caminhada no Aureny III
Por
Maria Vanir Ilídio
Na Manhã desta quinta-feira (30/09), A militância de Maria Vanir esteve nas ruas do Aureny III visitando comerciantes e moradores da região falando das propostas e das idéias de Maria Vanir para levar o Tocantins a um mandato popular e participativo na Assembléia Legislativa do Estado.
A caminhada recebeu apoio de todos que a caravana encontrava pela frente. "Acreditamos que como o nosso Slogan diz, Agora é a nossa vez", diz Vanir.
Veja aqui algumas fotos da caminhada:
A caminhada recebeu apoio de todos que a caravana encontrava pela frente. "Acreditamos que como o nosso Slogan diz, Agora é a nossa vez", diz Vanir.
Veja aqui algumas fotos da caminhada:
Maria Vanir participa de reunião na 403 Norte e no Setor Bela Vista
Por
Maria Vanir Ilídio
Na última terça-feira (28/09), Ivoneide, moradora da 403 Norte (Antiga Arno 41), recebeu Maria Vanir em sua casa, onde os moradores da quadra marcaram presença para ouvir a candidata.
"Acredito que Maria Vanir é a representante legítima das Região Norte de Palmas nessas eleições, se a gente trabalhar certo nessa reta final, as Arnos poderão comemorar a vitória como se todos nós fossemos eleitos" , afirma a anfitriã.
Na mesma noite, Vanir se dirigiu ao setor Bela Vista para visitar a família do Seu João Onofre. Lá militantes da região a esperavam e junto com representantes do Candidato a Deputado Federal Donizeti Nogueira. Neste encontro, Maria Vanir falou de como o parlamentar pode contribuir com a região sul de Palmas. "Com força política na Assembléia e com a ajuda de Donizeti em Brasília podemos trazer uma infraestrutura cada vez melhor para todos os setores de Palmas", frisa Vanir.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Assista ao segundo programa de Maria Vanir
Por
Maria Vanir Ilídio
Neste final de campanha, precisamos que você leitor do nosso Diário Online nos ajude a levar esse vídeo a maioria de pessoas.Multiplique nosso voto.
Link no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dI2EQJ1yXAY
Link no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dI2EQJ1yXAY
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Maria Vanir visita Aldeia Xerente Vão Grande em Tocantínia
Por
Maria Vanir Ilídio
A reunião foi liderada pelo colaborador Levi Xerente. Na ocasião, as mais de 50 famílias xerentes perceberam na candidata, a esperança de um movimento novo na Assembléia Legislativa.
sábado, 25 de setembro de 2010
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Maria Vanir faz caminhada pela Avenida Tocantins em Taquaralto
Por
Maria Vanir Ilídio
| "O interessante da nossa campanha, é que os nossos cabos eleitorais realmen- te acreditam em mim.", diz Vanir. |
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Maria Vanir faz Caminhada na 303 Norte
Por
Maria Vanir Ilídio
| Concentração iniciou no comitê (Foto: Assessoria) |
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Viagem ao Norte do Tocantins - Melhores momentos
Por
Janio Carlos
Entre os dias 06/09 e 16/09, Maria Vanir levou sua campanha por um mandato popular ao norte do Estado. Ela visitou Colinas do Tocantins, Colméia, Cachoeirinha, Bandeirantes, Irapoema, Nova Olinda e outros municípios. Visitou também assentamentos e a zona urbana de Araguaína. Em todos os lugares, fez reuniões e montou comitês familiares.
Veja aqui as fotos deste roteiro:
Veja aqui as fotos deste roteiro:
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Maria Vanir encerra roteiro de visitas no norte do Estado com reunião em Araguaína
Por
Janio Carlos
Após mais de uma semana em um roteiro de visitas pelo norte do Estado, Maria Vanir fecha seu ciclo de campanha naquela região com uma grande reunião em Araguaína. "Já morei em Araguaína e as pessoas lembram de mim e declaram irrestritamente seu apoio à minha candidatura. Teremos uma votação historica por aqui", frisou a candidata.
Campanha de Maria Vanir cresce em várias frentes de trabalho
Por
Maria Vanir Ilídio
| Maria Vanir mobilizou a maior caravana no encontro do PT com Gaguim(Foto: Site/Gaguim) |
"As pessoas procuram pelos adesivos para carros e motos e não passam por aqui sem levar os panfletos", destaca Helena Ferreira, coordenadora do Comitê.
Enquanto isso, existe um frente de trabalho formada por equipes que visitam as famílias em todo estado.
domingo, 5 de setembro de 2010
Enquanto muitos candidatos prometem cursinhos, Maria Vanir mantém ONG a 9 anos
Por
Janio Carlos
![]() |
| Turma de 2003 do projeto (Vanir de vermelho à dir.) |
Nas últimas semanas, muitos candidatos a diversos cargos públicos do Tocantins prometeram que, se eleitos (ou reeleitos) implantarão cursinhos pré-vestibulares no estado do Tocantins. No entanto, eles ignoram o fato de que a candidata a Deputada Estadual Maria Vanir, a nove anos, promove esse trabalho através do CEP - Centro de Educação Popular - que é uma ONG fundada por Maria Vanir em 2001 e que já colocou quase 40% de seus alunos na Universidade. Será que esse candidatos já lembraram de procurar em suas gavetas os ofícios do CEP pedindo apoio público?
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Carta da companheira Maria Vanir aos biólogos
Por
Maria Vanir Ilídio
| Turma de biólogos comtemporâneos de Maria Vanir |
A espécie humana experimenta um grande desafio: A irreal sustentabilidade, o desequilíbrio ambiental acompanhado de alienação cultural, injustiça social, econômica, e a violência. Tudo isso é fruto de uma educação que “treina” as pessoas para serem consumidoras fúteis, egocêntricas que ignoram as conseqüências ecológicas dos seus atos.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Assista aqui ao primeiro programa eleitoral de Maria Vanir nas Eleições 2010
Por
Maria Vanir Ilídio
Sabemos que o tempo na TV e no Rádio é bastante insuficiente para falar de todas as nossas bandeiras de luta, mas passe esse vídeo para quem ainda não me conhece. Apresente ao seus amigos Maria Vanir 13 256, sua próxima Deputada Estadual.
Mais vídeos de Maria Vanir em seu canal no Youtube.
Mais vídeos de Maria Vanir em seu canal no Youtube.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Carta da Companheira Maria Vanir para as Autoridades Eclesiásticas, leigos e leigas da Igreja Católica do Tocantins
Por
Janio Carlos
![]() |
| Democracia também é dom de Deus. |
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça as graças é não desistir nunca.”
Dom Helder Câmara
Peço ao Espírito Santo que desça sobre vocês, com a plenitude com que desceu sobre os apóstolos no dia de Pentecostes e, como os mudou de fracos em fortes, de medrosos em corajosos e de ignorantes em sábios, assim nos mude e nos torne verdadeiros apóstolos em todos os ambientes que estejamos freqüentando.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
ECA completou 20 anos e ainda existem políticos que fazem uso do trabalho infantil
Por
Maria Vanir Ilídio
Andando pelas ruas de Porto Nacional, ontem, 24/08/2010, foi comum ver candidatos usando crianças pedalando uma bicicleta com som e banner de campanha. Uma vergonha ver a forma como são tratada nossas crianças por quem os políticos deveriam estar defendendo e promovendo direitos.
Neste ano, o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - completou 20 anos. Ele surgiu para dar proteção à criança através de amparo legal, a fim de que toda criança e adolescente tenham seus direitos garantidos. Toda vez que comemoramos o seu surgimento precisamos refletir sua eficácia na prática, pois todos sabem que na teoria é o conjunto de leis mais avançado em todo mundo, servindo de modelo aos países os quais qualificamos como primeiro mundo.
| Político fazendo uso do trabalho infantil (Foto: Assessoria) |
Maria Vanir instala mais comitês familiares no interior do Estado
Por
Janio Carlos
| Caravana preparando faixas para comitês(Foto: Assessoria) |
O roteiro iniciou Divinópolis, na casa da companheira do PT Maria, onde ela, sua mãe Maria do Socorro e o Pároco da Cidade, Pe Florisvan declararam seu apoio a Maria Vanir.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Reunião na 407 Norte mobiliza moradores
Por
Maria Vanir Ilídio
Na última terça, 17/08/2010, o líder popular Clodoaldo organizou em sua residência mais uma reunião das tantas que a candidata tem participado ao longo dessa semana. "Dezenas de moradores sairam de suas casas para ouvir a Vanir, acredito que na região norte de Palmas ela vai ter uma votação histórica", afirma Clodoaldo.
Durante a reunião Maria Vanir teve tempo de falar de sua experiência com os projetos sociais e de suas propostas para um mandato popular e participativo na Assembléia Legislativa.
"Aqui na Arno 43 já tem muitas casas com o cartaz da Vanir, e vamos mobilizar mais quadras na região norte", destaca o anfitrião.
Durante a reunião Maria Vanir teve tempo de falar de sua experiência com os projetos sociais e de suas propostas para um mandato popular e participativo na Assembléia Legislativa.
"Aqui na Arno 43 já tem muitas casas com o cartaz da Vanir, e vamos mobilizar mais quadras na região norte", destaca o anfitrião.
Caravana de Maria Vanir faz movimentação na Feira da 307 norte
Por
Maria Vanir Ilídio
| Movimentação mobilizou a região norte |
Mais fotos de Vanir, em sua Galeria no Flickr ou em seus álbuns no seu Perfil do Orkut.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Maria Vanir recebe título de coordenadora de honra do Centro de Educação Popular
Por
Maria Vanir Ilídio
| Colaboradores (Foto: Loenis Fernandes) |
Nesta sexta, 13/08/2010, na ocasião do aniversário de 9 anos do Centro de Educação Popular - ONG que realiza o projeto "Pré-vestibular Popular" em Palmas - Maria Vanir, que é uma das fundadoras da ONG, recebe a homenagem dos atuais coordenadores e alunos e é nomeada Coordenadora de Honra do CEP pela dedicação nestes 9 anos de trabalho popular do projeto.
A cerimônia, que aconteceu no Centro Educacional João Paulo II, contou com a presença de alunos, ex-alunos, professores, colaboradores, parceiros e antigos membros da diretoria do CEP. Todos os parceiros, entre eles Paróquia Dom Orione, Colégio Marista, Casa Kolping e a Ação Social Jesus de Nazaré receberam homenagens pela importante ajuda ao projeto "Pré-vestibular popular".
sábado, 14 de agosto de 2010
Maria Vanir visita assentamento São Francisco e reafirma compromisso com a Agricultura Familiar
Por
Janio Carlos
No domingo, dia 08/08/2010, A candidata a deputada estadual Maria Vanir visitou o assentamento São Francisco a aproximadamente 50 km de Palmas. Na ocasião visitou famílias de apoiadores, caminhou pelas ruas do assentamento e prestigiou o torneio de futebol local.
"A receptvidade foi boa. Falar da Vanir é fácil. Ela é ficha limpa e mesmo sem mandato ela tem um trabalho voltado para as comunidades rurais", afirma Manoel "Paraíba", morador local.
A oportunidade serviu também para que Vanir renovasse o seu compromisso com a agricultura familiar. "Os principais problemas que os moradores apontaram nas conversas é a falta de investimentos na saúde e na assistência técnica", ressaltou a candidata.
"A receptvidade foi boa. Falar da Vanir é fácil. Ela é ficha limpa e mesmo sem mandato ela tem um trabalho voltado para as comunidades rurais", afirma Manoel "Paraíba", morador local.
A oportunidade serviu também para que Vanir renovasse o seu compromisso com a agricultura familiar. "Os principais problemas que os moradores apontaram nas conversas é a falta de investimentos na saúde e na assistência técnica", ressaltou a candidata.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Maria Vanir participa de reunião no Conjunto Maria Rosa
Por
Maria Vanir Ilídio
Na última quarta-feira, 04/08/2010, a candidata a Deputada Estadual Maria Vanir esteve em uma reunião organizada pelo seus apoiadores da região sul da capital. A reunião aconteceu no Conjunto Maria Rosa que fica próximo a Taquaralto, uma das regiões de Palmas mais esquecidas pelo poder público. "O Conjunto Maria Rosa e o Distrito de Taquaralto precisam de um Deputado Estadual que conheça os nossos problemas e as nossas demandas, por isso acredito que Maria Vanir terá uma grande votação por aqui", afirmou Marcolino Manoel, morador do Aureny III, que coordenará a campanha na Região sul de Palmas.
A reunião no Conjunto Maria Rosa iniciou um roteiro de reunião em bairros e quadras da capital. Nesta semana, Maria Vanir terá uma série de encontros na região das Arnos, onde a candidata reside com sua família.
"Teremos uma atenção especial às ARNOS, aqui temos muitos políticos mas pouca atuação concreta no nosso meio, essa reunião no Maria Rosa mostrou que as pessoas querem renovar o quadro da Assembléia esse ano", frisou Maria Vanir.
A reunião no Conjunto Maria Rosa iniciou um roteiro de reunião em bairros e quadras da capital. Nesta semana, Maria Vanir terá uma série de encontros na região das Arnos, onde a candidata reside com sua família.
"Teremos uma atenção especial às ARNOS, aqui temos muitos políticos mas pouca atuação concreta no nosso meio, essa reunião no Maria Rosa mostrou que as pessoas querem renovar o quadro da Assembléia esse ano", frisou Maria Vanir.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Jaú do Tocantins recebe Maria Vanir
Por
Janio Carlos
Em mais uma das atividades da campanha de Maria Vanir pelo Estado, a comunidade de Jaú do Tocantins recebeu Maria Vanir nos dias 01 e 02 de agosto.
Em sua passagem pelo município, ela reuniu-se com o Prefeito João Luiz e com os moradores deste que é o município onde nasceu o PT no estado do Tocantins. Além das visitas na comunidade na noite do dia 2, Maria Vanir participou de um encontro organizado pelos seus apoiadores locais.
"Estar aqui no Jaú é uma felicidade sem tamanho. Foi aqui que nasceu o PT no Tocantins, e acreditamos que teremos uma grande votação nesse município" destaca Maria Vanir.
No roteiro dessa viagem estiveram também o Assentamento Entre Rios e os Municípios de Porto Nacional e Brejinho de Nazaré.
Em sua passagem pelo município, ela reuniu-se com o Prefeito João Luiz e com os moradores deste que é o município onde nasceu o PT no estado do Tocantins. Além das visitas na comunidade na noite do dia 2, Maria Vanir participou de um encontro organizado pelos seus apoiadores locais.
"Estar aqui no Jaú é uma felicidade sem tamanho. Foi aqui que nasceu o PT no Tocantins, e acreditamos que teremos uma grande votação nesse município" destaca Maria Vanir.
No roteiro dessa viagem estiveram também o Assentamento Entre Rios e os Municípios de Porto Nacional e Brejinho de Nazaré.
sábado, 7 de agosto de 2010
A importância da qualificação profissional como oportunidades para jovens e adolescentes
Por
Maria Vanir Ilídio
Sabemos que a qualificação profissional é importante para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho. Porém, poucas pessoas se dão conta de que ela é fundamental no crescimento das pessoas, principalmente dos jovens e adolescentes, na formação da sua cidadania e na elevação da auto-estima. De fato, a qualificação profissional muda as pessoas, suas famílias e a comunidade onde vivem.
O Jovem, quando faz um curso profissionalizante, pensa em utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para melhorar a sua vida, da sua família e de sua comunidade, divide o que sabe com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade de formação, tem visão ampla sobre a educação que recebeu, quer multiplicá-la, mas, não
tem oportunidade.
O Jovem, quando faz um curso profissionalizante, pensa em utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para melhorar a sua vida, da sua família e de sua comunidade, divide o que sabe com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade de formação, tem visão ampla sobre a educação que recebeu, quer multiplicá-la, mas, não
tem oportunidade.
sábado, 31 de julho de 2010
Maria Vanir reúne correligionários e amigos em lançamento do Comitê central
Por
Janio Carlos
Na noite deste sábado, 31/07/2010, aconteceu o Lançamento oficial do Comitê Central da Deputada Estadual Maria Vanir. O Encontro reuniu centenas de moradores de várias regiões da cidade e membros de diversos seguimentos sociais; contou também com o candidato a deputado federal Donizeti Nogueira.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Maria Vanir faz encontro com jovens no comitê da candidatura
Por
Maria Vanir Ilídio
Na noite desta sexta-feira, dia 23/07/2010, no comitê de sua candidatura, Maria Vanir recebeu jovens de todas as idades para um momento de reflexão e apresentação das propostas do mandato popular da candidata.
Na ocasião, ela citou problemas que o Estado enfrenta e suas soluções para tais mazelas.
Maria Vanir destacou as deficiências no trabalho dos atuais deputados estaduais, e fez isso mostrando pontos de atuação legislativa que estão abandonados no estado.
Na ocasião, ela citou problemas que o Estado enfrenta e suas soluções para tais mazelas.
Maria Vanir destacou as deficiências no trabalho dos atuais deputados estaduais, e fez isso mostrando pontos de atuação legislativa que estão abandonados no estado.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Maria Vanir visita Aparecida do Rio Negro e Ponte Alta
Por
Maria Vanir Ilídio
Neste final de semana, dias 24 e 25 de julho, Maria Vanir visitou duas cidades do interior do Tocantins, onde encontrou amigos, simpatizantes e apoiadores de sua campanha.
Na noite do dia 24, Vanir prestigiou o festejo de Nsa. Sra. Aparecida, em Aparecida do Rio Negro. Durante a festividade ela conversou com moradores locais e pessoas de todo o Estado que visitavam a festa. Pe. Edionilson(foto acima), da Paróquia local, aproveitou a ocasião para confirmar seu apoio a candidatura de Maria Vanir a Deputada Estadual.
Na noite do dia 24, Vanir prestigiou o festejo de Nsa. Sra. Aparecida, em Aparecida do Rio Negro. Durante a festividade ela conversou com moradores locais e pessoas de todo o Estado que visitavam a festa. Pe. Edionilson(foto acima), da Paróquia local, aproveitou a ocasião para confirmar seu apoio a candidatura de Maria Vanir a Deputada Estadual.
domingo, 25 de julho de 2010
Acesso e Permanência à universidade no Tocantins
Por
Maria Vanir Ilídio
Maria Vanir coordena a ONG Centro de Educação popular que organiza o Cursinho Pré-vestibular popular a quase nove anos e o ingresso e permanência nas universidades públicas é uma das suas preocupações.
No Tocantins, o IDEB supera a meta nacional no ensino fundamental, na contra mão os alunos que terminam o ensino médio em escolas publicas continuam com baixas notas no ENEM, e consequentemente com dificuldade de ingresso nas universidades.
Tendo em vista que a educação, especialmente o ensino público, não tem sido prioridade para os governos, a preocupação com questões relacionadas ao ingresso e assistência na universidade tem se tornado cada vez mais intensa. A assistência estudantil é um direito e não um privilégio que o governo cede a uma minoria de estudantes. E essa convicção está baseada, inclusive, na Constituição Federal de 1988, que considera a educação como dever do Estado (art.205) e tem como princípio básico à igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art.206).
No Tocantins, o IDEB supera a meta nacional no ensino fundamental, na contra mão os alunos que terminam o ensino médio em escolas publicas continuam com baixas notas no ENEM, e consequentemente com dificuldade de ingresso nas universidades.
Tendo em vista que a educação, especialmente o ensino público, não tem sido prioridade para os governos, a preocupação com questões relacionadas ao ingresso e assistência na universidade tem se tornado cada vez mais intensa. A assistência estudantil é um direito e não um privilégio que o governo cede a uma minoria de estudantes. E essa convicção está baseada, inclusive, na Constituição Federal de 1988, que considera a educação como dever do Estado (art.205) e tem como princípio básico à igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art.206).
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Mulheres ainda são minoria nos espaços de poder
Por
Maria Vanir Ilídio
Os resultados das eleições em 2008 demonstram que não houve um grande avanço da incorporação de mulheres na política institucional e no recrutamento de mulheres candidatas em todo o país.A pequena participação da mulher na política é um
problema estrutural, de natureza cultural e, talvez, conseqüência da realidade objetiva do atual estágio de desenvolvimento econômico do nosso país.
Culturalmente, a mulher foi educada para não valorizar o sexo feminino e confiar no sexo oposto. Desde criança, as mulheres desempenham as mais variadas atividades, mas são condicionadas a não ousarem pleitear cargos de direção.
As mulheres são ainda desacreditadas e desvalorizadas quando pleiteiam esses cargos.
As mulheres são ainda desacreditadas e desvalorizadas quando pleiteiam esses cargos.
sábado, 17 de julho de 2010
Site ganha página para material de Campanha de Maria Vanir
Por
Janio Carlos
Estamos trabalhando para melhorar o Site Oficial da Candidata Maria Vanir.Ontem incluímos finalmente a página de propostas para o Mandato Popular, basta clicar em Propostas no menu principal. Acabamos de colocar a disposição alguns materias que já estão disponíveis para quem quiser começar a fazer campanha para Vanir. Use as mídias como Wallpaper do seu computador ou use o Banner em seu site ou blog. Em breve, teremos as peças de vídeo, o jingle Oficial da campanha e um Ringtone especial para as pessoas lembrarem o número da Vanir sempre que alguém te ligar. Para pegar o Material de Campanha, basta clicar no botão do menu indicado na figura ao lado.
Teremos ainda uma página especial para quem quiser, de alguma forma, ajudar a candidatura. Existem várias formas de participar. Aguarde.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Encontro reúne núcleo de mulheres da candidatura de Maria Vanir
Por
Maria Vanir Ilídio
Na noite desta Quarta -feira, 14/07/2010, Maria Vanir esteve presente com o grupo de mulheres que apoiam a sua candidtura a Deputada Estadual. A reunião aconteceu no auditório do CDH (Centro de Direitos Humanos) e reuniu professoras, mulheres rurais, universitárias e mulheres das diversas categorias sociais.
A reunião renovou os compromissos do Mandato Popular de Maria Vanir com as mulheres. "Considero que as mulheres do Tocantins e os jovens são os públicos mais próximos do meu trabalho, vamos partir deste ponto e tentar atingir todos os grupos" , afirma a candidata.
A reunião renovou os compromissos do Mandato Popular de Maria Vanir com as mulheres. "Considero que as mulheres do Tocantins e os jovens são os públicos mais próximos do meu trabalho, vamos partir deste ponto e tentar atingir todos os grupos" , afirma a candidata.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Maria Vanir visita a comunidade de Novo Acordo
Por
Maria Vanir Ilídio
Pela manhã, ela visitou amigos e conhecidos - Vanir já realizou oficinas de formação naquele município e conhece pessoas da comunidade - falando do seu projeto de campanha e de mandato popular. À tarde, acompanhada do candidato a deputado federal Donizeti Nogueira, ela visitou os Barraqueiros da Praia da cidade, que fica as margens do Rio Sono. No início da noite, Maria Vanir participou da missa dos imigrantes na novena de Nsa Sra das Graças, em seguida, visitou os barraqueiros do festejo e pessoas do comércio informal.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Maria Vanir visita a comunidade Barra de Aroeira em Santa Tereza do Tocantins
Por
Maria Vanir Ilídio
Na oportunidade, ela visitou moradores, ouviu suas demandas e encontrou-se com a líder local Dona Isabel.
Ela recebeu o carinho das crianças(foto) e procurou conhecer um pouco das atividades econômicas e cotidianas da população local.
domingo, 11 de julho de 2010
MST: Criança é gravemente ferida em incêndio "criminoso"
Por
Maria Vanir Ilídio
Conforme nota enviada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), regional Tocantins, na madrugada deste sábado, 10, ocorreu um incêndio criminoso no acampamento Pe. Josimo e uma criança ficou gravemente ferida, sendo encaminhada para o hospital de Augustinópolis. A direção estadual do movimento considera que a ação possa ter sido feito por pistoleiros.
O acampamento está localizado no município de Buriti do Tocantins e é formado por 120 famílias.
O acampamento está localizado no município de Buriti do Tocantins e é formado por 120 famílias.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Encontro "Amigos da Vanir" - Melhores Momentos
Por
Maria Vanir Ilídio
Conforme havíamos anunciado antes, trazemos neste post as fotos do Encontro "Amigos da Vanir", que aconteceu no último dia 19 de junho.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
GIAMA realiza VII parada do Orgulho LGBT em Palmas
Por
Maria Vanir Ilídio

Será nesse próximo domingo, 27/06, a VII Parada do Orgulho LGBT de Palmas, organizada pela Associação Grupo Ipê Amarelo Pela Livre Orientação Sexual - GIAMA.
Com o tema VOTE NÃO HOMOFOBIA, SIM CIDADANIA, a Parada procura estimular o voto consciente da população LGBT.
A concentração será a partir das 15 horas no Parque Cesamar e encerramento na Avenida Palmas-Brasil, com atrações artísticas.
sábado, 19 de junho de 2010
Encontro "Amigos da Vanir" reúne militantes, hoje, no Espaço do PT
Por
Maria Vanir Ilídio
Na noite deste sábado (19/06/2010), será realizado no Espaço do PT, na 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 38, o Encontro "Amigos da Vanir", que reunirá colegas do Partido do Trabalhadores, dos movimentos sociais, alunos do CEP (Centro de Educação Popular), amigos de todo o Estado e toda a base aliada ao projeto popular da pré-candidatura da companheira Vanir do PT à Assembléia Legislativa do Tocantins.
O encontro terá decoração junina e comidas típicas desta época do ano.
Após o momento de apresentação, a festividade contará com apresentações artísticas; entre elas teatro, Música Ao Vivo e uma Quadrilha Junina preparada pelos alunos do CEP.
Na ocasião, será feito o lançamento oficial deste blog.
O encontro terá início a partir das 19 horas.Mais informações 63 8458 2205 e 63 8405 8715.
O encontro terá decoração junina e comidas típicas desta época do ano.
Após o momento de apresentação, a festividade contará com apresentações artísticas; entre elas teatro, Música Ao Vivo e uma Quadrilha Junina preparada pelos alunos do CEP.
Na ocasião, será feito o lançamento oficial deste blog.
O encontro terá início a partir das 19 horas.Mais informações 63 8458 2205 e 63 8405 8715.
Eleições 2010 e projeto Ficha Limpa serão tema do VI ciclo de estudos eleitorais
Por
Maria Vanir Ilídio
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) realizam, nos dias 23, 24 e 25 de junho, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB), o VI Ciclo de Estudos Eleitorais. O evento visa promover o aperfeiçoamento de Magistrados, membros do Ministério Público, advogados, universitários, servidores públicos e demais interessados sobre a correta aplicação do Direito Eleitoral e Processual Eleitoral.
A abertura do evento ocorrerá, no dia 23, às 18h30, com a palestra: Interpretação do Direito Eleitoral – Programa para as Eleições 2010, com o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Delgado. Na ocasião, haverá espaço aberto para debate e esclarecimentos de dúvidas.
A abertura do evento ocorrerá, no dia 23, às 18h30, com a palestra: Interpretação do Direito Eleitoral – Programa para as Eleições 2010, com o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Delgado. Na ocasião, haverá espaço aberto para debate e esclarecimentos de dúvidas.
Assinar:
Postagens (Atom)








