segunda-feira, 21 de junho de 2010

GIAMA realiza VII parada do Orgulho LGBT em Palmas


Será nesse próximo domingo, 27/06, a VII Parada do Orgulho LGBT de Palmas, organizada pela Associação Grupo Ipê Amarelo Pela Livre Orientação Sexual - GIAMA.

Com o tema VOTE NÃO HOMOFOBIA, SIM CIDADANIA, a Parada procura estimular o voto consciente da população LGBT.

A concentração será a partir das 15 horas no Parque Cesamar e encerramento na Avenida Palmas-Brasil, com atrações artísticas.

sábado, 19 de junho de 2010

Encontro "Amigos da Vanir" reúne militantes, hoje, no Espaço do PT

Na noite deste sábado (19/06/2010), será realizado no Espaço do PT, na 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 38, o Encontro "Amigos da Vanir", que reunirá colegas do Partido do Trabalhadores, dos movimentos sociais, alunos do CEP (Centro de Educação Popular), amigos de todo o Estado e toda a base aliada ao projeto popular da pré-candidatura da companheira Vanir do PT à Assembléia Legislativa do Tocantins.

O encontro terá decoração junina e comidas típicas desta época do ano.

Após o momento de apresentação, a festividade contará com apresentações artísticas; entre elas teatro, Música Ao Vivo e uma Quadrilha Junina preparada pelos alunos do CEP.

Na ocasião, será feito o lançamento oficial deste blog.

O encontro terá início a partir das 19 horas.Mais informações 63 8458 2205 e 63 8405 8715.

Eleições 2010 e projeto Ficha Limpa serão tema do VI ciclo de estudos eleitorais


O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) realizam, nos dias 23, 24 e 25 de junho, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB), o VI Ciclo de Estudos Eleitorais. O evento visa promover o aperfeiçoamento de Magistrados, membros do Ministério Público, advogados, universitários, servidores públicos e demais interessados sobre a correta aplicação do Direito Eleitoral e Processual Eleitoral.


A abertura do evento ocorrerá, no dia 23, às 18h30, com a palestra: Interpretação do Direito Eleitoral – Programa para as Eleições 2010, com o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Delgado. Na ocasião, haverá espaço aberto para debate e esclarecimentos de dúvidas. 

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mensagem ao povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base


No dia 12 de maio passado, aconteceu a votação final da Mensagem sobre as CEBs da CNBB. Depois de analisarmos cerca de 65 emendas e de enfrentarmos vários destaques ao texto, chegamos a uma versão final, mas para isso, os bispos tiveram que responder, em votação secreta, a seguinte questão colocada:
Em conformidade com o Art. 75 do regimento da CNBB, a mensagem ao povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base pode ser aprovado como um documento oficial da CNBB?
Dos 266 votantes, 228 votaram sim, 36 votaram não e 2 votaram em branco.
Com isso, minha gente, o texto é sim Documento da CNBB. Quase trinta anos depois do Doc. 25, temos agora um texto que pode animar ainda mais a caminhada das CEB's no Tocantins. Vamos divulgar, viver este documento, transformá-lo em prática no meio do povo.

Leia o texto completo no site da CNBB, clicando aqui.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Moção de Repúdio ao Estatuto do Nascituro

A Marcha Mundial das Mulheres repudia com indignação o Projeto de Lei (PL) de autoria do Deputado Luiz Bassuma (PV-BA) e Miguel Martini (PHS-MG), que propõe instituir o Estatuto do Nascituro. O PL passa a considerar sujeito pleno de direito o óvulo fecundado, ou seja, o concebido e não nascido passa a ter mais direitos do que a mulher.

Tal PL pretende ainda legalizar, a violência sexual, especialmente o estupro que sofrem as mulheres. Tornando inadmissível o aborto conseqüente desta violação e instituindo o pagamento de auxilio para sustentação do nascido até os 18 anos. A “Bolsa Estupro”, como é conhecida pelos movimentos de mulheres, reforçará que a punição recairá sobre a própria mulher. A bolsa terá que ser paga pelo agressor e caso não o faça o ônus recairá sobre o Estado.

domingo, 13 de junho de 2010

Uso do Crack tem aumento considerável nas principais cidades do Tocantins

Está crescendo em Palmas, Araguaína e Gurupi o número de crianças e adolescentes viciados em crack. A droga é uma das mais devastadoras da atualidade e seu consumo desenfreado causa sérios prejuízos parat toda a sociedade.

Além de graves danos aos usuários, o crack é responsável por crimes contra o patrimônio, aumento dos gastos com saúde pública e desestruturação familiar. Em muitos relatos, pais chegam a cometer atos extremos como manter os filhos presos dentro de casa ou expulsá-los do lar.

sábado, 12 de junho de 2010

Receba minhas notícias por e-mail

Se você não tem tempo suficiente para acompanhar o Blog, mas desejaria estar por dentro das minhas notícias de forma mais automática, criamos uma alternativa bem fácil e rápida de conexão com o blog.
No topo da barra lateral direita, digite seu e-mail e digite a palavra de verificação que aparecerá em seguida.
Quase que instantaneamento, você reberá um e-mail com um link de confirmação.
Clique neste link e pronto. Sempre que você entrar na caixa de entrada do seu e-mail, estará informado de tudo o que se passa no Blog da companheira Vanir.

Homenagem no Fórum Permanente de Educação e Cultura afro-brasileira

Conforme o blog havia anunciado, ocorreu nesta segunda feira, no Palácio Araguaia a homenagem à companheira Vanir pelos serviços prestados através do CEP. A Homenagem aconteceu durante o V Fórum Permanente de Educação e Cultura afro-brasileira do Tocantins. A tempo, estamos postando as fotos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Despedida dos alunos do CEP no semestre 2010.1

Na última quarta-feira, dia 03/06/2010, os alunos do CEP - Centro de Educação Popular - reuniram-se para celebrar o encerramento das atividades deste semestre. O encontro foi utilizado também para que fossem feitos votos de sucesso no vestibular da UFT que aconteceu neste domingo.
Abaixo temos algumas fotos. Outras fotos estarão disponíveis no álbuns da Vanir do Flickr e do Orkut.

Projeto de Lei Ficha Limpa e sua influência nessa eleição

Em 2009, após setores organizados da sociedade recolherem Brasil afora 1,7 milhão de assinaturas de eleitores, foi apresentado o projeto de lei “Ficha Limpa”, que este ano foi aprovado pelo Congresso Brasileiro.
Nós do CEP, nos orgulhamos de, modestamente, ter contribuído com a coleta dessas assinaturas. A ideia do projeto é rejeitar a candidatura de um político condenado pela justiça em primeira instância, que o congresso preferiu ampliar para um condenado por colegiado de juízes.
Alguns parlamentares, talvez com a ficha não muito limpa, recorreram à Constituição e pediram que o projeto contemplasse apenas os condenados em segunda instância.

sábado, 5 de junho de 2010

Projeto de Articulação e formação com Mulheres Rurais

Estou desenvolvendo este projeto desde agosto do ano passado nos territorios da cidadania do Bico do Papagaio e Jalapão.


  

Seminário Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente



Programação:


Todos os eventos abaixo acontecerão no Auditório do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Tocantins - IFTO.


DIA 09/06/2010 – Quarta- feira
  
13h às 17h - Oficina sobre o Fundo da Infância e Adolescência - FIA

Oficineiro - Wilson Abascal Pastorine - Técnico de Operacionalização do FIA da Prefeitura de Porto Alegre.

18h45 - Inscrição.

19h30 - Apresentação cultural.  

20h - Composição da Mesa .

21h - Palestra: Gestão do Fundo da Infância e Adolescência.

Palestrante: Wilson Abascal Pastorine. 

22h - Coquetel. 


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Maria Vanir será homenageada nesta segunda feira no Palácio Araguaia


Segue abaixo, as palavras do Senhor Maximiano Santos do Fórum permanente de educação e cultura afro-brasileira do Tocantins. Desde já, agradeço e convido a todos para a cerimônia citada nas palavras abaixo.

"Senhora Coordenadora, Maria Vanir Ilidio

Sabemos que as políticas de Ação Afirmativas do governo federal não podem, sozinhas, superar o grande hiato sócio-econômico e educacional existente entre negros e brancos, nem as vertentes do racismo presentes na sociedade brasileira.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A partir de agora estou no Twitter


Quer receber minhas atualizações e notícias com mais rapidez e versatilidade?

A Partir de agora, a Vanir vai estar no Twitter através do Perfil http://twitter.com/MariaVanir.

A educação popular como alternativa para transformação, liberdade e cidadania


Paulo Freire, retratado por André Koehne

A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo.
Não é uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade e incentiva o diálogo. Não é “Educação Informal” porque visa a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Romaria das CEB's em Palmas


Mensagem da Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais à Convenção Nacional de Solidariedade à Cuba

Nós, Movimentos Sociais de todas as partes do Brasil, reunidos neste 31 de Maio, na Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais, viemos a público mais uma vez, denunciar a campanha solerte do imperialismo estadunidense, contra a valente Cuba, que não bastasse ser vítima de um criminoso bloqueio econômico por parte do império, sofre e resiste a este novo ataque, que pretextando direitos humanos, busca na verdade destruir a experiência exitosa da construção do socialismo na ilha.

O imperialismo estadunidense, carece de autoridade moral e política para sustentar a bandeira dos direitos humanos, posto ser ele à maior ameaça a paz e a vida dos povos na medida em que mantém em Guantánamo, território usurpado ilegalmente do povo cubano, e mundo afora, milhares de prisioneiros, vítimas de torturas e de toda a sorte de maus tratos, desprovidos de qualquer garantia à defesa, os exemplos são inúmeros, para citar apenas um, lembramos o flagelo de AbuGraib.

Os meios de comunicação se associam a esta nova investida do império, destilando toda a sorte de mentiras e calúnias contra Cuba ao mesmo tempo em que se calam diante dos horrores e dos crimes cometidos todos os dias contra os direitos humanos, a paz e a soberania dos Povos.
Reafirmamos desde esta calorosa assembléia nosso compromisso com a defesa de Cuba e sua Revolução.

Pelo Imediato fim do criminal bloqueio a Cuba!
Em defesa da liberdade dos cinco prisioneiros cubanos detidos injustamente nos EUA.
Pela devolução imediata de Guantanamo, território ilegalmente ocupado.

Cuba Resiste. Cuba Vencerá!

Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais

São Paulo 31 de Maio de 2010