sexta-feira, 28 de maio de 2010

Igreja católica realiza Romaria das Comunidades em Palmas

O Objetivo da Romaria das comunidades é propiciar o debate da Campanha da Fraternidade 2010.

O texto abaixo fala das vertentes da campanha deste ano.

Sob a responsabilidade do CONIC e CNBB, a Campanha da Fraternidade de 2010 é ecumênica e esta aberta à participação de todas as denominações cristãs.

E deve ser especialmente trabalhada durante todo o ano de 2010. O objetivo geral da Campanha é Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão. Portanto a Campanha da Fraternidade 2010 quer unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, que é formada por pessoas de boa vontade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo a paz.

A Romaria das CEB’s vai nos ajudar a reconhecer nossa omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Hoje precisamos combinar eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica, percebendo a relação e a importância do meio ambiente nas atividades de desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

Venha participar!
Tema: Economia solidaria outra economia a serviço da vida é possível
Data: 30/05/10
Horário: Concentração a partir das 17hs.
Local: Saída da Igreja São Judas Tadeu da Arno 12 (105 norte) em direção a Igreja São Mateus na ARNO 42 (405 norte).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conheça o CEP e o seu trabalho no meio Popular

Quem mora em Palmas já deve ter visto em algum lugar pelo centro, algum ponto de ônibus ou em murais pela cidade, um cartaz com os dizeres "Pré-vestibular popular!".

Quem olha nem imagina o esforço, as histórias e as conquistas que existem por trás desse cartaz. Partindo de uma iniciativa de um movimento Nacional chamado MSU(Movimento dos sem Universidade), o Centro de Educação Popular realiza em Palmas os projetos Pré-vestibular e formação para cidadania. O Pre-vestibular conta com núcleos espalhados por toda a cidade onde pessoas de baixa renda tem acesso às aulas preparatórias por um preço popular. Os professores recebem uma ajuda de custo para estarem todas as noites ajudando, ensinando e conhecendo histórias de vida de pesssoas que passam por diversos problemas sociais.

Muitos alunos do cursinho terminaram o ensino médio há muito tempo. Outros concluíram pelo EJA ou ENCEJA. E mesmo aqueles que concluíram a pouco tempo na modalidade tradicional possuem dificuldades devido a realidade das escolas públicas em nosso Estado. Por todos esses motivos cada aula é um desafio de capacidade didática para os professores e de auto-afirmação para os alunos.

Em Palmas, funcionam três núcleos: 405 norte (C. E. João Paulo II), 904 sul (Paróquia Dom Orione) e 110 sul (Colégio Marista).
O CEP é coordenado por esta blogueira. Abaixo fotos de pessoas que alcançaram conquistas pelos CEP.

Maria Vanir(E), coordenadora do projeto, acompanhando ex-alunos do CEP em suas formaturas.

Leia esta matéria no Portal CT: http://www.portalct.com.br/n/84163a17063f17c3c215d380615c38f4/curso-pre-vestibular-para-populacao-de-baixa-renda/

Lançamento do CD do Missão Sacramento na Casa de Maria em Palmas

No dia 1º de maio, o Ministério Missão Sacramento lançou seu 1º CD, em um show emocionante na Casa de Maria em Palmas. Na Ocasião, ministério anunciou que fará uma turnê pelo Tocantins, para divulgar o trabalho. Veja algumas fotos no álbum da Vanir no Flickr.
A convite do professor Renato do CEP, que participa do ministério, Maria Vanir esteve presente para prestigiar o grupo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conheça minha história, minha luta e militância.

Olá! É um prazer enorme inagurar este novo espaço de informação onde estaremos atualizando você, cidadão, que se interessa pela luta por um país melhor. Me chamo Maria Vanir Ilídio, a Vanir do PT, sou Educadora Popular e Bióloga, Pós-graduada em gestão e planejamento ambiental e especialista em gestão pública, controle social e formação para cidadania.
Ao longo da minha vida, tenho me dedicado a defesa do bem comum em várias áreas:
 
Em Goiânia, até 1997:
  • Militei na Área Sindical: Fui diretora do SINDSAÚDE – Sindicato dos trabalhadores do SUS – GO, por dois mandatos;
  • Militei no movimento estudantil secundárista;
  • Assessora da PJMP- Pastoral da Juventude do Meio Popular;
  •  Fui fundadora e presidente da associação de técnicos de Saúde bucal do Estado de Goiás;
  • Fui conselheira estadual de saúde e  participei da fundação dos conselhos locais de saúde em Goiânia;
Em Palmas, a partir do ano 1998:
  • Participei e coordenei  a campanha de combate a corrupção eleitoral “comitê 9840” em Palmas;
  • Fui Gerente de Alta Complexidade na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Palmas durante 04 anos, onde desenvolvi importantes políticas de atendimento e proteção na área da criança e do adolescente;
  • Fui presidenta municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas, onde no meu mandato foi apresentado e aprovado uma importante lei de atendimento à criança e ao adolescente em Palmas. Desenvolvi ainda, a campanha "Fundo Amigo da Criança" e entre outros projetos;
  • Fui Conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas;
  • Fui candidata a Vereadora na primeira vitória do PT em Palmas, em 2004, e fui também candidata ao PED (processo de eleições diretas) do PT nos anos de 2005 e 2009.
  • Fui fundadora da associação dos protéticos dentários do estado do Tocantins;
  •  Sou Conselheira municipal de educação, de Saúde e dos direitos da criança e do adolescente. 
  •  Sou Assessora das CEB's - Comunidades Eclesiais de Base; e da PJMP
  • Atualmente sou coordenadora licenciada do Centro de Educação Popular que faz mais de oito anos que desenvolve atividades em Palmas com o projeto Pré-vestibular e formação para cidadania;
  • Sou diretora licenciada do Centro de direitos humanos de Palmas e assessora popular licenciada da SOF – Sempre viva organização Feminista que desenvolve um projeto de formação e articulação com mulheres rurais nos territórios da cidadania do Bico do Papagaio e Jalapão.
  •  Milito e ou apoio os movimentos sociais: MSU- movimento dos sem universidade, Campanha pelo direito a educação, Marcha Mundial de Mulheres, Movimento de direitos humanos, movimento de moradia, Fórum de Lutas do Tocantins, movimento indígena, movimento LGBT, movimento Negro e Negra, MST, movimento de defesa de crianças e adolescentes, movimentos de pessoas idosas e portadoras de deficiência;
Sou uma pessoa livre de qualquer tipo de preconceito racismo e contra qualquer tipo de violência, sou aberta ao dialogo, defensora dos direitos humanos e ambientais e acredito que a transformação do nosso estado do Tocantins vai se dar com políticas públicas sociais, desenvolvimento humano, econômico, sustentável e solidário, de forma popular construídas com o povo.