sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"Eu só peço a Deus que a justiça não me seja indiferente "


Não quero ser uma pessoa descrente do mundo, da justiça, da política, das pessoas. Cada vez mais está difícil saber em quem confiar, mas este desabafo é para duas forças do nosso país; a justiça e a política. A Justiça deveria realmente fazer justiça, pelo que entendemos o significado da palavra. Punir quem comete crimes, independente do cargo que ocupam, função social ou poder aquisitivo. Mas no seio do Poder Judiciário brasileiro e da política há muita corrupção, há muitas relações de poder que fazem a impunidade ser cada vez mais comum.
Não vamos longe, não quero fazer acusações sem provas, mas sei de muitos casos de abuso de poder, violência, injustiça e aberrações políticas no ano de 2010 que me indignou:

Ari Pargendler, que presidiu o STJ, se dirigiu a um Jovem com estas frases e outras; "Qual é mesmo o lugar dos negros, em territórios de brancos? Nem mesmo atrás da linha...." é uma vergonha saber que cenas como esta continuam acontecendo no dia a dia de um povo tão mesclado como o nosso. Incomoda mais saber que alguém tão intolerante e racista possa presidir um órgão importante como o STJ. Daí justifica o descomprometimento daquele órgão em processos que envolvem comunidades excluídas em suas lutas contra os invasores de terras indígenas, ribeirinhas e de quilombolas.O caso de violência sexual contra uma adolescente protagonizada pelo Juiz de Direito Luiz Zilmar dos Santos Pires nos leva a refletir a vulnerabilidade social da qual nossa infância e adolescência tocantinense está exposta, pois que deveria estar em defesa da justiça esta cometendo crime.

A senadora do Tocantins Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, recebeu no dia 08/12/10 o prêmio Motosserra de Ouro, por sua “defesa incansável por mudanças no Código Florestal, que resultará em mais desmatamentos no Brasil”. A entrega do galardão ficou por conta de uma ativista dos direitos indígenas da Amazônia no lobby do hotel em que a senadora estava hospedada em Cancún, no México, durante a convenção do clima das Nações Unidas (COP-16). O outro senador João Ribeiro responde processo por trabalho escravo em suas fazendas, “que bela representação o Tocantins tem no Senado”. Mas o povo merece os políticos que tem.
Nas eleições quando analisados o Perfil dos candidatos eleitos ou reeleitos, vamos deparar com uma maioria que nunca promoveram o bem comum, mas sim o bem das suas empresas, da sua família , são de uma elite que quer o poder pelo poder, precisamos também analisar o perfil da maioria do eleitorado; 51 % ainda tem baixa escolaridade, são alienados ou são eleitores que negocia o voto.
A instrumentalização do eleitor no processo eleitoral, tanto pela elite local como pelos candidatos, passa de uma fase de imposição e coerção social para outra fase da sedução do bem material.
Ver políticos que eu julgava ser de confiança e éticos coligados na ultima eleição com candidatos ficha suja, com passado que oprimiu trabalhadores rurais, com histórico de trabalho escravo.
Mesmo desanimada penso que não dá para ficar esperando as coisas acontecer, em 2011 temos que ter mais poder de nos indignar. Afinal, se acreditarmos e construirmos novos homens e novas mulheres teremos a justiça e os políticos que sonhamos...
Um abraço e um feliz 2011 para todos e todas!!!

Maria Vanir

Nenhum comentário:

Postar um comentário