“Sebastião foi assassinado queremos justiça”, esta é a voz de Família, amigos e militantes dos direitos Humanos do Tocantins. Sebastião Bezerra da Silva, tinha 40 anos, quando criança e adolescente estudou na fundação Bradesco, foi Professor de matemática em Araguaçu, se formou em pedagogia e direito, era advogado, militava na causa da defesa e promoção dos direitos humanos no Tocantins ultimamente era Secretario Articulador do Centro de Direitos humanos de Cristalândia, Secretario do regional Centro Oeste de direitos humanos, coordenava também cursos de formação de Agente Jurídico e gestão publica organizado pelo Centro de direitos Humanos de Cristalândia em Parceria com fundação Conrad Adenauer Stiftung. Acima de tudo era companheiro e amigo, Sebastião frisava sempre nos cursos de gestão: “Sem controle social e fiscalização da sociedade não se combate a corrupção principalmente as cometidas com os recursos Públicos”. Tudo indica que foi um crime por vingança visto pelos indícios de tortura que sofreu; ( dedos dos pés arrancados, havia sinais de agulhadas sob as unhas das mãos, teve alguns dedos das mãos quebrados, enterrado em uma cova rasa onde tinha um formigueiro, pelas escoriações nas costas pode ter sido amarado, arrastado, apresentava traumatismo craniano e por fim , a declaração de óbito aponta "asfixia por estrangulamento"). Sebastião não fugia a luta quando se tratava da defesa dos direitos Humanos; atuou em casos polêmicos na região de Cristalândia e Gurupi tais como: denuncias de violência domestica, violências contra crianças e adolescentes, denúncia contra policiais militares por prática de tortura e assassinatos. Mais recentemente, esteve envolvido na apuração da responsabilidade sobre o linchamento de um preso numa delegacia do interior. Sebastião já havia comentado para varias pessoas, inclusive para mim e outros alunos do curso de Gestão Publica em novembro passado em Cristalândia que sofria ameaças por telefone, mas ele acreditava que queriam apenas intimidá-lo.
Como disse minha amiga Veroni no Velório de Sebastião “NÃO MATARAM SEBASTIÃO. MULTIPLICARAM SEBASTIÃO.” Ele ressuscitará na luta de cada um de nos por Justiça e Direito Humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário