quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carta da companheira Maria Vanir aos biólogos

Turma de biólogos comtemporâneos
de Maria Vanir
Nestes quase 31 anos do reconhecimento de nossa profissão, temos contribuído nos avanços para o desenvolvimento científico, tecnológico e intelectual, tendo como principio a sustentabilidade, o respeito e a valorização pela vida como um todo; mas, ainda temos muitos desafios diante de um mundo que nenhum de nós deseja.
A espécie humana experimenta um grande desafio: A irreal sustentabilidade, o desequilíbrio ambiental acompanhado de alienação cultural, injustiça social, econômica, e a violência. Tudo isso é fruto de uma educação que “treina” as pessoas para serem consumidoras fúteis, egocêntricas que ignoram as conseqüências ecológicas dos seus atos.

Precisamos estabelecer linhas de políticas de educação ambiental contemplando o levantamento e diagnóstico que deverá implicar em políticas publicas. E que essas políticas tomem como base a realidade local, assegurando a participação popular na sua elaboração e no seu planejamento. Precisamos fortalecer os conselhos municipais e estaduais de meio ambiente como processo de uma garantia da transparência nos recursos para as políticas ambientais.
Precisamos articular a garantia da democratização dos meios de comunicação de massa com a participação da sociedade civil, de forma a abrir espaços para a divulgação de experiências de educação ambiental formal e não formal, valorizando o homem, a mulher, o meio ambiente e os valores éticos fundamentais para a construção de uma sociedade ecologicamente correta solidária e sustentável.
Meus colegas biólogos, baseado na coragem, indignação, determinação que sempre me acompanhou, no apoio dos amigos e do povo que me motivou a ser hoje candidata a deputada estadual, comprometo-me neste ano internacional da biodiversidade com a defesa, promoção e garantia dos direitos ambientais juntamente com os profissionais da área. Na oportunidade, convido todos e todas para uma reunião de comemoração dos 31 anos de reconhecimento da nossa profissão no dia 02 de setembro às 20hs, Na Praia das ARNOS, em frente a Barraca Bem-te-vi.
Parabéns a todos (as) pela iniciativa de organização da categoria, conte sempre comigo.

Maria Vanir
Candidata a Deputada Estadual, 13256.

Nenhum comentário:

Postar um comentário