quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Audiência da Câmara Municipal de Palmas, para debater a expansão territorial, foi uma farsa

Estou muito indignada com a forma do direcionamento da audiência publica para discutir a expansão territorial de Palmas, ontem, na Câmara dos Vereadores. O que mais me deixa triste e a forma de como o nosso povo deixa se manipular, como ainda falta cidadania, como as pessoas sem conhecimento deixam se levar por um ônibus na porta, só ouve uma via, e não tem opinião própria. Como se dizia meu Pai “pobre povo, se vende por um ovo”.
É de praxe em toda audiência abrir inscrição para fala dos participantes quando abre a audiência, mas nesta audiência foi diferente, as regras do jogo não foi definida de forma democrática e transparente. Só faltava essa: Vamos ter que fazer a exemplo da fila, para atendimento da saúde em Palmas: Ter que levantar às 5 horas da manhã e fazer uma fila para poder falar, eu cheguei na Câmara as 16 horas e vi o movimento da farsa ; o povo sendo trazido dos bairros, as inscrições sendo feita de carta marcada, fiquei só observando, e depois ouvindo as primeiras pessoas inscritas que só falava a favor da expansão. A discussão não é para debater o projeto? Todos os Vereadores com exceção do vereador Bismarque são a favor da expansão. Eu não entendi o objetivo do debate já que tudo leva a crer que só quem podia falar era quem estava a favor, e detalhe, a maioria que falou eram pessoas ligadas aos gabinetes dos vereadores, e pagas por eles. A Favor.. .a favor... a favor... e bem ensaiadinhos. Que feio Senhores Vereadores e organizadores do evento. A audiência foi uma farsa. Querem mesmo saber a opinião dos moradores de Palmas? FAÇAM UM PLEBISCITO.
E o Prefeito Raul que apresentou o projeto, vive dizendo que este não é o projeto original. e ai? Não vai aparecer nas audiências para dar sua sentença? Agora é tempo do pequi, da chuva e do debate!
Acredito ser a universidade uma entidade de pesquisa que tem uma responsabilidade com o conhecimento, com a sociedade e a qualidade de vida da cidade e do campo, por isto acredito no seu trabalho, a universidade sempre esteve presente nos momentos mais críticos da população de Palmas e precisa ser ouvida e respeitada.
Após muito estudo acredito que o melhor para Palmas é regularizar os bairros já criados sem precisar expandir e ocupar as áreas vazias que já existe no plano diretor e outras diretrizes do estatuto das cidades. A expansão vai trazer ainda mais exclusão e vai multiplicar estes bairros que estão hoje sofrendo com a falta de políticas publicas básicas. Quem vai sair ganhando com a expansão são os especuladores imobiliários, os vereadores e toda a classe dominante desta cidade. O povo só vai sair perdendo em qualidade de vida na capital do Tocantins.
Desculpem, mas este foi meu desabafo, moro em palmas desde 1997, e nunca tinha visto uma proposta tão indecente e imoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário