Sou candidata a presidenta municipal do PT - Palmas, em nome da chapa: Reconstruindo um partido para todos e todas, quero ser a representante de todos os filiados e filiadas do PT deste Município. Ao longo da minha vida, militei na Área Sindical, Pastoral da Juventude do Meio Popular, nas Comunidades Eclesiais de Base, movimentos sociais, Sou educadora popular e bióloga, Pós-graduada em gestão e planejamento ambiental e especialista em gestão publica e formação para cidadania. Atualmente sou coordenadora do Centro de Educação Popular que a mais de 10 anos desenvolve atividades em palmas com o projeto pré-vestibular e formação para cidadania, e assessora popular da SOF – Sempre viva organização Feminista que desenvolve um projeto com mulheres rurais nos territórios da cidadania do bico do papagaio e Jalapão. atuei como Gerente de Alta Complexidade na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Palmas, fui presidenta municipal do conselho dos direitos da criança e do adolescente, fui candidata a Vereadora na primeira vitória do PT em Palmas em 2004 e fui também candidata ao PED processo de eleições diretas do nos anos de 2005 e 2009.
Esta chapa na qual faço parte tem o compromisso de colocar em prática elementos fundamentais da política deliberada no ultimo congresso do PT, em especial o esforço para reconstituir uma frente esquerda e aprofundar nossos laços com as mais amplas camadas populares e os movimentos sociais. Temos que defender os valores da ética, da democracia e do Socialismo, entendo que essas três palavras devem ser um tripe do Partido dosTreabalhadores.
Na administração municipal de Palmas o projeto do PT é representado por grandes avanços e investimento na melhoria da qualidade de vida dos palmenses, vale destacar a educação através das Escolas de Tempo Integral, que tem servido de modelo para o Brasil, bem como em habitação popular, bandeiras que sempre foram defendidas pelo partido.
Sabemos que é preciso avançar mais:
- Na democracia, com a reforma política, com democracia participativa e participação dos movimentos sociais;
- Na luta pela igualdade, por uma cidade justa e por uma Capital que seja de fato de direitos, em solidariedade com os setores mais excluídos, no caminho da igualdade, democracia e do socialismo.
- Cabe ao presidente do PT Municipal, executiva, e diretório motivar a criação de núcleos de base para somar com a direção, garantindo a pluralidade e a democracia nas decisões. Desenvolver o papel de influir politicamente nos grandes temas municipais, junto com as lutas sociais e os grandes movimentos democráticos da sociedade.
- Cabe discutir e construir posições com nossos companheiros e companheiras que exerce mandato e cargos estratégicos de confiança no município.
- Uma nova relação com as entidades representativas os movimentos sociais, comunitário e ou de base é fundamental. É preciso enraizar o partido nos nestes setores e dialogar com suas direções. E para isto é necessário que o partido erga bem alto a bandeira dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
- Uma nova relação com a juventude é fundamental. A vitalidade de um partido pode ser medida pela força de sua juventude. Não há socialismo sem feminismo. Nosso compromisso com a luta das mulheres deve ser assumido como convicção e prática cotidiana. A luta pela igualdade em todas as dimensões exige o combate ao racismo. O enfrentamento das opressões diversas, a conquista da liberdade de opção sexual, integra nossa concepção de socialismo e democracia.
- Frente a tantas tarefas, precisamos um partido organizado, democrático, consciente, com posições definidas sobre as principais questões em disputa na luta política municipal. É preciso reconstruir novas plataformas com a imensa base, revalorizar a militância, sem clientelismos, sem controles. Com democracia, formação política plural e participação em núcleos.
- O 3º Congresso do PT oferece bases fundamentais para a construção dessa plataforma. Cumpre destacar dentre elas:
1. A reafirmação do caráter socialista e democrático do partido, com a inclusão, sugerida por nós, da defesa das práticas republicanas em nossa concepção de socialismo;
2. A firme disposição de encontrar caminhos para aprofundem as mudanças no Brasil já realizadas pelo governo Lula, aprofundando a transição para um modelo de desenvolvimento soberano e inclusivo, vigoroso e ao mesmo tempo respeitoso ao meio ambiente;
3. A defesa de um sistema federal de democracia participativa, que pode ser implantado pelo nosso governo sem necessidade de lei específica;
4. A necessidade de uma ampla reforma política democrática, elaborada por uma Constituinte exclusiva para este fim e que resulte de um movimento forte e representativo da maioria de nosso povo;
5. O engajamento na construção de uma candidatura a própria a prefeitura para 2012 representativa do PT, da esquerda e das demais forças progressistas do país;
6. A urgência do fortalecimento dos laços do partido com os movimentos sociais, revigorados por resoluções sobre a reforma agrária, a ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, a juventude do PT, a igualdade racial e em favor da autodeterminação das mulheres e da descriminalização do aborto;
7. A decisão do partido de adotar um Código de Ética interno, defendida por nós de maneira enfática nos meses que antecederam o Congresso e deve ser na integra cumprido pelo Partido;
O crescimento do nosso partido em palmas, em seus mais de 2.600 filiados, sua presença na câmara municipal, prefeitura, sua transformação no principal partido no governo federal, sua presença (apesar de diminuída mas ainda presente) nos movimentos sociais e sindicais, acumularam junto com as virtudes de um partido vitorioso que deve permitir ao PT preservar e difundir os princípios que orientam a nossa organização, visando uma sociedade profundamente democrática e socialista. Por isso que me proponho a ser candidata ao diretório metropolitano do PT de palmas e peço o voto de todos e todas as filiadas do PT de Palmas.
Palmas, 13 de outubro de 2011.
Vanir Ilidio Ilidio
Candidata a presidenta ao diretório metropolitano do PT de Palmas

Nenhum comentário:
Postar um comentário